terça-feira, 3 de março de 2009

Ganância

Do pouco que consegui interpretar do pensamento de Milton Friedman me pareceu que ele tem uma ideia sobre a palavra ganancia parecida com o que o Dawkins chama de: "o gene egoísta" , comecei a pensar (só comecei) se a ganancia seria um instinto, ou mesmo uma lei da natureza, uma razão verdadeira a qual estamos submetidos, (ganancia por: fama, fortunas, saude, beleza, conhecimentos, espiritualidade,,,) o Yamaguishi escreveu assim: " o instinto sublime que deseja o alto sobre o alto e o melhor ainda sobre o melhor, aprofundando na mais profunda pesquisa e alcançando a verdadeira razão.....". Mas, seja como for, acho que isso não está necessariamente vinculado ao capitalismo, me pareceu que a ideia que o Milton manifesta em relação as convenções sociais de distribuição de "bens" é pobre em termos de imaginação, me pareceu algo como: só porque tem sido assim,,,tem que ser assim, chamo isso de :" ver o fixo como estável" mas antes de tudo, me pareceu que ele usa o propria lógica do capitalismo para julgar o capitalismo, se ao menos ele fosse mais ganancioso, talvez pudesse chegar ao ponto zero (eu acho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário